Projeto Passo

Passo Logo
[Japanese|English|Portuguese]

Escolas de Informática e Cidadania
para comunidades carentes no mundo

"O Peaceboat (Barco da Paz)" vai chegar a Belém com 70 computadores no dia 7 de novembro, 2001

Computadores japoneses de segunda mão, partindo rumo ao Brasil ! (9 de setembro, 2001)

Última atualização: 17/1/2000

Rodrigo

Você é o Access numbero visitante.

Sobre o projeto

Em abril de 1999 a JCA-NET, provedor japonês que ajuda as instituições sem fins lucrativos a divulgarem na Internet seu material e também membro da Associação para o Progresso da Comunicação (APC), convidou o idealizador e atual diretor executivo do Comitê para Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio, para falar de seu trabalho para o público japonês interessado.

Dessa visita acabou nascendo no Japão a primeira representação internacional do CDI, que tem por objetivo, entre outras coisas, repassar sua experiência para viabilizar a implantação de seu modelo bem-sucedido também em comunidades fora do Brasil.

A JCA-NET, então, firmou uma parceria com o Barco da Paz, que por sua vez é uma organização não-governamental japonesa que viaja com fins humanitários para países em desenvolvimento, nascendo assim o Projeto Passo. Além do significado próprio que a palavra "passo" tem em português, no Japão os computadores pessoais são chamados de passo-com, sendo o nome deste projeto bastante apropriado para mais um importante passo na integração social.

Com isso, o Barco da Paz também passará a distribuir computadores, ajudando, inclusive, a resolver um dos graves problemas da moderna sociedade japonesa: o que fazer com o "lixo tecnológico". Muitos dos computadores descartados no Japão por serem considerados obsoletos ainda podem ser efetivamente aproveitados pelo CDI nas Escolas de Informática e Cidadania (EIC).

A versão em japonês da página do Projeto Passo traz informações detalhadas para as pessoas no Japão que estejam interessadas em oferecer doações ou trabalho voluntário, como na manutenção e preparo dos equipamentos arrecadados, além de uma agenda para acompanhar o progresso do projeto, uma entrevista com Rodrigo Baggio, entre outras informações.

campanha

Conectar!

O CDI nasceu de um sonho de Rodrigo Baggio. Um dia ele sonhou que crianças carentes discutiam seu futuro usando uma BBS. No dia seguinte ele começou a atinar uma forma de concretizar este sonho e foi assim que nasceram as Escolas de Cidadania e Informática (EIC) instaladas nas favelas e, hoje, até em presídios e uma aldeia de índios guaranis.

A despeito das críticas inicias de que se não seria mais urgente levar à população carente alimento e medicamento no lugar de computadores, o projeto deslanchou e hoje os benefícios são incontestáveis: crianças que atraídas pela magia dos computadores voltam a estudar e, como se não bastasse, têm conseguido empregos mais dignos como operadores de microcomputador em empresas de pequeno porte que absorvem esta mão-de-obra, quebrando assim o ciclo de subemprego e miséria que suas famílias conhecem há gerações (também é importante lembrar que nos cursos do CDI já é abordada a cidadania).

Para ampliar a capacidade da população beneficiada de deixar a margem da sociedade o próximo passo na concretização do sonho de Rodrigo é ligar as EICs à Internet, removendo assim os limites de poder discutir os problemas próprios de suas comunidades e trocar experiências. É este um dos principais objetivos da Campanha "Conectar!" contra o Apartheid Digital.

Qualquer pessoa pode efetivamente colaborar, pois na forma mais simples de participação o simpatizante apenas coloca a fita turquesa em sua página para mostrar descontentamento com uma sociedade dividida (também) pelo acesso à informação, um sério e moderno fator de exclusão.

Diga não ao apartheid digital!


Powered by JCA-NET Pass Logo
Copyright (C) 1998-1999 Passo. Todos os direitos reservados.
passo-staff@jca.apc.org
Telefone: 81-3-3291-2875 (JCA-NET: INYAKU Tomoya)
Fax: 81-3-3291-2876