Filhos da Terra
Fernanda Veneu

Tião Parada, o rei da estrada, já tem estada confirmada na cidade do aço. O programa infantil produzido pelo IBASE vai ser veiculado semanalmente na rádio comunitária de Volta Redonda, inaugurada dia 17 de julho. Comunitária até na escolha do nome. Gustavo Furtado, um dos conselheiros da rádio, conta que uma das primeiras campanhas da FM 105,5 vai ser a busca de um nome que possa resumir a proposta do trabalho. As pessoas poderão votar por telefone. "Queremos que o maior número possível de pessoas se identifique com a proposta da rádio", diz. Para isso, têm espaço garantido no conselho representantes do poder público e local, associações de moradores, grêmio cultural, católicos, espíritas, entre outros.

O projeto da rádio foi elaborado pela ONG Filhos da Terra, criada especialmente para este fim. O nome da ONG mostra sua composição e seus objetivos. "Esta é uma das primeiras gerações cujos pais são nascidos em Volta Redonda", explica Gustavo, de 25 anos. Os filhos da terra querem proporcionar à cidade mais possibilidades de desenvolvimento cultural, educacional e político, sem partidarismo. Todo o trabalho é voluntário.

Com horário de funcionamento das 6h da manhã à meia-noite, a rádio vai abordar, a cada dia da semana, um tema fixo. Meio ambiente, saúde, educação e direitos do consumidor são exemplos. As primeiras horas da manhã estão destinadas a programas jornalísticos. Quem quiser se responsabilizar por um programa, é só procurar os conselheiros. Todos os que trabalham na rádio são voluntários, conforme o previsto no estatuto. A proposta é abrir a programação para os que quiserem desenvolver o tema do dia, com entrevistas, ou noticiários. "Procuramos abrir um espaço alternativo para nossa cidade", diz Gustavo, explicando que as cinco rádios locais são do mesmo dono e que é difícil sintonizar as do Rio de Janeiro.


Copyright © 1996 IBASE/IEC – Permitida a reprodução dos textos desde que citada a fonte. As opiniões dos colaboradores externos não traduzem, necessariamente, a posição do IBASE.
Criação & Design: Via Web Consultoria Internet & Ana Redig.